SEFA lança Game e Entrega prêmios da Nota Fiscal Cidadã

Programa Publicado: Sexta, 22 Setembro 2017

Um campeonato de game entre estudantes de escola pública do Estado marcou, hoje (21/09) o lançamento do NFC, o jogo, game voltado para a cidadania fiscal. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Fazenda, Sefa, em Belém, durante a entrega simbólica dos prêmios do 20º sorteio do Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo a cidadania fiscal.

O 20º sorteio do Programa foi realizado no dia 14/09. O valor total dos 2.760 prêmios é de R$ 466,8 mil. Foram 2.621 ganhadores. O ganhador do prêmio de R$ 40 mil, Cassio Almeida Couto, declarou estar inscrito no Programa desde 2012, e que já tinha ganhado outros prêmios menores. Disse que já tinha hábito de pedir nota fiscal e que mais importante que ganhar o prêmio é exercer a cidadania. Os outros ganhadores foram Erivaldo Coelho de Almeida e Vânia do Socorro Paixão, que ganharam R$ 20 mil; e David Luis da Silva Oliveira e Maria Vanderli do Espírito Santos, ganhadores de R$ 10 mil.

Também foram sorteados 18 prêmios de R$1 mil; 73 prêmios de R$ 500,00; 459 prêmios de R$ 200,00 e 2.205 prêmios de R$ 100,00. O valor global da premiação representa até 5% do valor total do ICMS recolhido mensalmente pelos estabelecimentos enquadrados no Programa. O Programa existe desde 2012 e já distribuiu mais de R$ 6, 4 milhões. A cada R$ 100 reais em compras é gerado um bilhete para participar dos sorteios trimestrais.

Recursos

O secretário da Fazenda, Nilo Noronha, destacou a importância do Programa Nota Fiscal Cidadã e da participação popular. “Quando o cidadão pede nota ele garante o recolhimento do imposto, e com isso o Governo pode garantir este retorno à população do Estado”.

Na cerimônia foi assinado o convênio para manutenção das ações do Grupo Estadual de Educação Fiscal, firmado pela Sefa, Seduc, Receita Federal e Centresaf. O superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo, disse que a Educação Fiscal dá as ferramentas para que o cidadão conheça melhor a administração pública e o uso dos recursos e possa ter uma atitude ativa no controle social dos gastos. Altair Sampaio, do Centresaf, falou do Grupo de Educação Fiscal do Pará e disse que ele tem mostrado sua força, com capacitação e ações junto a sociedade em diversos municípios.

A secretária de Educação, Ana Cláudia Hage, aproveitou a presença de alunos das escolas Magalhães Barata e Anysio Teixeira, e lembrou que os recursos que o Estado investe vem dos impostos pagos pela população. Atualmente o Pará está reformando 514 escolas, e que é muito importante que os alunos ajudem a manter os prédios, para atender as necessidades da comunidade escolar.

Game da cidadania mostra importância social do imposto

Já está disponível, a partir de hoje (21/09) na loja google play, na área da Prodepa, o aplicativo do NFC, o jogo, primeiro game da cidadania desenvolvido pela