Palestras sobre temas tributários esclarecem contadores

Programa Publicado: Quarta, 21 Fevereiro 2018

Educação Fiscal, Nota Fiscal Cidadã, (NFC) e Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) foram assuntos abordados hoje (20/02), no Ciclo de palestras “O contador como disseminador para uma Educação Fiscal exemplar

”, no Conselho Regional de Contabilidade, CRC, em Belém, evento faz parte de uma parceria firmada pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal com os contadores.

O encontro começou com a palestra “Um convite a cidadania”, apresentada por Altair Sampaio, diretora do Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária em Belém. A seguir, o tema foi a participação dos consumidores no Programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo a cidadania fiscal do Pará, que existe desde 2012 e dá prêmios em dinheiro para consumidores que solicitam nota fiscal com CPF.

O tema seguinte foi a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, NFA-e, que agora é oferecida aos contribuintes de ICMS no Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda, Sefa, na internet.

Segundo Zilda Benjamim, coordenadora do Grupo estadual de Educação Fiscal do Pará, a parceria ajuda a disseminar os conceitos de Educação Fiscal visando o exercício pleno da cidadania. Ela informou que há planos de iniciar um Curso de Formação de Disseminadores no período de 26/02, a ser ministrado por disseminadores da Secretaria da Fazenda, e da Receita Federal do Brasil, RFB.