Educação Fiscal vai usar teatro para disseminar conceitos

Notícias Publicado: Sexta, 19 Fevereiro 2016

Uma palestra sobre conceitos da Educação Fiscal aconteceu, no dia 11/02, no auditório da Secretaria da Fazenda, Sefa, reunindo servidores fazendários e estudantes do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará. A apresentação foi do fiscal de receitas estaduais Mauro Pontes. No encontro foram abordados temas como a importância social do tributo e importância da participação na vida em comunidade. 

A atividade precedeu a oficina de teatro que será ministrada pelos alunos da UFPa aos servidores da Sefa, a partir do dia 16 de fevereiro. A ideia nasceu no final do ano passado, quando o Grupo de Integração da Secretaria foi convidado pela coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal, Zilda Benjamin, a encenar uma peça no estilo das esquetes da “Escolinha do professor Raimundo”, utilizando os conceitos da Educação Fiscal. 

A parceira entre a Sefa e a Universidade se firmou com o apoio da professora Patrícia Pinheiro, adjunta do Instituto de Ciências da Arte, que reuniu os alunos do curso de Teatro para ajudarem na formação dos servidores. “A professora Patrícia, que fez o curso de disseminadores em Educação Fiscal, imediatamente nos deu apoio. A proposta dela é que haja uma parceira constante entre a UFPa e o programa de Educação Fiscal”, diz Zilda. 

A partir do dia 16, duas vezes por semana, os servidores vão fazer o oficina de teatro com as alunas da Universidade. Para Kahwana Pantoja, aluna do 8° semestre no curso de Licenciatura em Teatro, a Oficina de teatro “tem como foco principal proporcionar as pessoas que irão participar esse primeiro contato com o teatro e também aprender as técnicas”. Segundo ela, a expectativa é positiva: “Como estudantes de teatro, para nós é uma expectativa muito grande e um desafio poder trabalhar com o público mais adulto, ver como eles irão lidar com as técnicas corporais e de voz”. 

A meta é apresentar o espetáculo nas comemorações dos 16 anos da Educação Fiscal, em abril. O texto base da peça foi escrito pelo servidor fazendário Marivaldo Palha, com contribuições de outros servidores. Para Benjamin, a parceria com a UFPa “possibilita alcançar no universo da Academia e ampliar nossa parceira coma Federal, além de retomar o teatro como forma da divulgação da Educação Fiscal”.   

O Grupo de Educação Fiscal é formado por servidores das secretarias estaduais de Educação, Seduc, e Fazenda, Sefa; pela Receita Federal do Brasil e pelo Centresaf. A missão do grupo é contribuir para conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativos aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania.