Teatro marca Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

Notícias Publicado: Quinta, 09 Junho 2016

Em comemoração ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, no dia 25 de maio a peça teatral “A escola do professor Mundico” foi reapresentada no auditório da Secretaria da Fazenda (Sefa), em Belém. Além dos servidores públicos, também formaram a plateia conselheiros escolares e alunos das escolas municipais Manuela de Freitas, Leandro Pinheiro e Francisco da Silva Nunes, e da escola estadual Magalhães Barata. A data visa reconhecer a importância do papel do contribuinte na sociedade.

Encenada pelos servidores da Sefa, a peça aborda assuntos como delação premiada, sonegação de impostos, contrabando, além de conceitos de tributos, orçamento e os princípios da administração pública, em linguagem leve, acessível e regional.

A peça teatral segue o estilo da “Escolinha do professor Raimundo”, usando os conceitos da Educação Fiscal. O texto foi escrito coletivamente pelos servidores a partir do texto inicial do servidor Marivaldo Palha, que faz o professor Mundico. O projeto contou com a parceria do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujos alunos do curso de Teatro ensaiaram os servidores, numa oficina de 30 horas, e orientaram os ensaios.

Segundo a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal, Zilda Benjamin, a data fortalece as ações de cidadania no Estado. O Grupo de Educação Fiscal é formado por servidores das secretarias estaduais de Educação, Seduc, e Fazenda, Sefa, pela Receita Federal do Brasil e pelo Centresaf. A missão do grupo é contribuir para conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativos aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social para o efetivo exercício da cidadania.