Secretaria da Fazenda apresenta Boletim da Arrecadação

Notícias 05 Jul 2017

A partir do dia 30 de junho a Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, passou a disponibilizar, no site da Secretaria na internet, o Boletim Mensal da Arrecadação, com as principais informações sobre a arrecadação tributária.  “A informação é o principal insumo do trabalho do Fisco. Além de acompanhar a arrecadação diária do Estado, acompanhamos a arrecadação dos outros Estados, e os indicadores econômicos”, observa o secretário da Fazenda, auditor de receitas estaduais Nilo Noronha.
A disponibilização das informações será mensal, no site da Secretaria na internet. O trabalho está sendo realizado pela Diretoria de Arrecadação e Informações Fazendárias, DAIF, que diariamente estuda as informações e projeções relacionadas a arrecadação. De acordo com Edna Farage, diretora de Arrecadação, o boletim traz quadros com a receita própria e transferida do estado do Pará; os valores do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, ICMS, no Pará; a arrecadação de ICMS por segmento econômico; por grupo de receita; a receita tributária do estado do Pará e os indicadores conjunturais do Brasil e do Estado.

O primeiro número do Boletim, referente ao mês de abril/2017, mostra que a receita própria do Pará, formada por impostos, taxas e outras receitas, somou R$ 1,4 bilhão.  O ICMS arrecadou, em abril, R$ 836 milhões, um crescimento real de 2,9% e nominal de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado, a arrecadação de ICMS em quatro meses foi de R$ 3,2 bilhões. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, recolheu R$ 170 milhões, nos quatro meses, e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações, ITCD, R$ 5 milhões. Os segmentos com maior arrecadação do ICMS foram combustíveis, comércio e energia elétrica.
As receitas transferidas cresceram 5,5% em termos reais no primeiro quadrimestre, totalizando R$1,9 bilhões. A arrecadação do Fundo de Participação dos Estados, FPE, foi de R$1,8 bilhões em quatro meses, com crescimento real de 5,6%. O IPI teve queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para acessar o Boletim, consulte em www.sefa.pa.gov.br  a área de Receitas/Despesas.  O Boletim de abril está disponível em http://www.sefa.pa.gov.br/arquivos/institucional/informativos/boletim/2017/abril/BMA_abril-2017.pdf

Assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda