NFC, game da cidadania

Notícias 20 Set 2017

Será amanhã, dia 21/09/2017, o lançamento do NFC, o jogo, o primeiro de uma série de jogos com temática da cidadania fiscal que a Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, pretende lançar.

O Fisco paraense é pioneiro, entre os Fiscos estaduais, no lançamento de um game para plataforma mobile, ou seja, uso em smartphones. Também foi desenvolvida uma versão para ser jogada em computadores, a fim de permitir seu uso nas escolas públicas, numa parceria com a Secretaria de Educação, Seduc.

O objetivo do NFC, o jogo é repassar a crianças, adolescentes e adultos, a noção da importância do imposto no bom funcionamento da sociedade, representada por uma cidade, que começa sem nada e vai crescendo à medida em que o jogo progride. A cidade se desenvolve com investimentos privados e públicos, através da relação entre atividades econômicas, que geram impostos, e o retorno dos impostos em obras públicas. Que por sua vez abrem espaço para novos empreendimentos. 

Para o secretário da Fazenda, Nilo Rendeiro de Noronha, o uso de jogos para a disseminação de conceitos da Educação Fiscal é uma tendência moderna, e que facilita a apreensão de conceitos mais complexos.

O jogador deve assumir tanto a persona do cidadão quanto do governante, construindo casas, abrindo novos negócios, gerando empregos e recolhendo impostos, ou construindo equipamentos públicos e realizando obras de infraestrutura com os recursos arrecadados. E o jogador deve equilibrar os dois lados, para que a cidade cresça e tenha suas necessidades atendidas em saúde, educação, segurança, lazer e infraestrutura.

Um dos atrativos do jogo é a possibilidade de ganhar pontos, escaneando o QR Code, código de barras existente nas notas fiscais de consumidor eletrônicas, (NFC-e). Isso vai estimular que o jogador se interesse pelo documento fiscal válido nas compras a varejo no Pará.

Para maiores informações ligue 0800.725.5533 ou acesse www.sefa.pa.gov.br/nfc

Serviço

Lançamento do NFC, o jogo

Dia 21/09/2017, às 10 horas em evento da Nota Fiscal Cidadã

Auditório da Sefa, Avenida Visconde de Souza Franco, 110

O jogo é gratuito e ficará disponível nas lojas Google Play e Apple Store



Imagem do autor
ASCOM

Assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda

Copyright © 2016 SEFA. Todos os direitos reservados.
Endereço: Avenida Visconde de Souza Franco, 110, Umarizal. CEP 66.053-000. Belém - Pará - Brasil.