Contrato do SIAFE assinado

Notícias 28 Ago 2020

Secretaria de Estado da Fazenda, SEFA, assinou no dia 27/08 a contratação de empresa de consultoria para atuar na implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira Estadual (SIAFE), que vai atender a todos os órgãos e entidades da administração pública estadual e será a principal ferramenta corporativa do Governo do Estado do Pará, quando entrar em funcionamento em 2021, substituindo o SIAFEM, atualmente em uso. A empresa contratada é a Freebalance INC., canadense com sede em Ottawa.

O projeto de implantação do novo SIAFE integra o Programa de Apoio a Gestão dos Fiscos do Brasil, PROFISCO II, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID,e terá um valor de R$ R$26,535 milhões.
A implantação do sistema será em etapas, com os módulos sendo implantados progressivamente. Em janeiro de 2021 deverá entrar em funcionamento o módulo de execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial, além do extrator de relatórios.
A troca de sistema corporativo vai exigir gestão própria, porque será preciso migrar os conteúdos do sistema atual para a nova plataforma. Além da tecnologia, as mudanças terão que envolver os servidores públicos, pois será necessário capacitar com qualidade cada servidor envolvido, para que todos colaborem com o funcionamento do sistema.

O novo SIAFE vai unificar os principais sistemas atuais numa mesma plataforma, além de proporcionar mais de 20 anos de atualização tecnológica. Vai consolidar dados de planejamento e finanças, evitando informações repetitivas ou discrepância de dados. Toda a cadeia de informações estará disponível em um único sistema.

O secretário da Fazenda, René de Oliveira e Sousa Júnior destacou a necessidade de atualização do sistema atual, para garantir o controle financeiro e da parte logística e contábil, de forma que o Estado possa ter um  instrumento de gestão financeira. “A assinatura do contrato é um marco  e um desafio, porque temos quatro meses para implantar o novo sistema”, destacou.

Participaram do evento os diretores SEFA; Ivaldo Ledo, da SEPLAD, e Antônio Nilo, da PRODEPA. Assinaram o contrato o secretário da Fazenda e o representante regional da Freebalance Inc., Evandro Rodrigues Valente Filho.

Autor(a)

Tem dúvidas sobre IPVA?