Governador entrega prédio da Escola e Corregedoria Fazendária

Notícias 04 Set 2020

O governador Helder Barbalho entregou, na noite do dia 03/09, o novo prédio da Escola Fazendária (Efaz) e Corregedoria Fazendária (Cofaz), que fazem parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Fazenda, Sefa. O prédio, com 608,00 m² de área construída, localizado na Assis Vasconcelos, bairro da Campina, foi reformado e readequado para atender as necessidades das duas unidades.

O governador, em seu discurso, falou basicamente para uma plateia de servidores fazendários, e agradeceu o trabalho dos servidores do Fisco, que garantem os recursos públicos “Posso dizer, seguramente, que temos obras em sendo executadas em todos os 144 municípios do Estado, e só podemos fazer isso porque podemos contar com a arrecadação do Estado. Se não fosse aquilo que vocês, da atividade meio, têm viabilizado, não teríamos ultrapassado os desafios. No período da pandemia, enquanto praticamente todos os estados da federação tiveram queda de arrecadação, o Pará conseguiu sair incólume e batendo recordes de arrecadação”, frisou.

Barbalho destacou os investimentos em obras e segurança, a revisão salarial feita em favor de alguns segmentos e a equiparação dos servidores ao salário mínimo.

Para fazer frente aos desafios, disse o governador, é necessário sempre buscar novos conhecimentos, daí a importância da Escola Fazendária e Cofaz, para garantir a capacitação permanente dos servidores.

“Aqui é o espaço da educação na Secretaria da Fazenda. A Corregedoria Fazendária cuida da atuação dos funcionários, dos cuidados para que a atuação siga a ética. Na Escola Fazendária temos a capacitação dos servidores fazendários. Aqui também está a Educação Fiscal, um componente a ser agregado desde a primeira infância, que é a chamada educação para a cidadania, abordando gasto público e o direito de fiscalizar onde os recursos públicos são utilizados; em terceiro lugar nosso sonho é criar cursos voltados para a comunidade, principalmente para quem tem interface com o Fisco, como empresários e contadores. Então, a Sefa vai usar este espaço para aprimorar, cada vez mais, a missão da Secretaria da Fazenda.

Melhorias

A Corregedoria Fazendária acompanha o desempenho funcional, profissional, moral e ético dos servidores do órgão, através de medidas preventivas e corretivas.

No novo prédio a Cofaz tem sala de espera, secretaria, sala de informática, sala do Corregedor, quatro salas de audiência; Sala da célula de Disciplina e Ética e Sala da célula de Correção, além de arquivo e refeitório.
Segundo o corregedor fazendário, auditor fiscal de receitas estaduais Carlos Queiroz, o novo ambiente reforça o trabalho: “A importância está na identidade própria, na apresentação do órgão à sociedade, sem que esteja dentro ou próximo de locais que possam ser alvos de reclamações ou denúncias. O cidadão não se vê constrangido ao buscar o órgão disciplinar. Para o servidor, a estrutura do local propicia a manutenção do sigilo das audiências e dos papéis de trabalho, além de uma climatização adequada, propiciando conforto e autoestima pelas melhorias na condição de trabalho".

Já a Escola Fazendária, que promove a capacitação e o desenvolvimento dos servidores fazendários, conta com recepção, sala de apoio, sala de coordenação, sala para a célula de Desenvolvimento Estratégico; célula de Desenvolvimento Profissional; duas salas de aula, com capacidade para 30 e 36 pessoas; sala de informática para 18 pessoas; almoxarifado, arquivo, copa e refeitório; e dispõe, ainda, da sala da equipe de Educação Fiscal.

"Numa inauguração como essa, minha atenção se volta para o significado especial do ato de entrega de uma nova sede. A certeza da obrigação de tudo fazer para cumprir a missão! Novas instalações também são um fator primordial para renovação dos ânimos de todos os servidores", opina a fiscal de receitas estaduais Cristina Viana, coordenadora da Efaz.

Autor(a)

Tem dúvidas sobre IPVA?