Processo eletrônico aos contribuintes

Notícias 04 Jan 2021

Entrou em funcionamento, no Portal da Secretaria da Fazenda (SEFA) na internet, o serviço “Processo Eletrônico”, que permite ao contribuinte protocolar seus pedidos no Portal de serviços da SEFA de forma não presencial.

A partir de agora a recepção dos processos de Reativação Cadastral, um dos que tem maior demanda no atendimento presencial nas unidades regionais fazendárias, será recebido no Portal.  Toda a tramitação será feita pelo sistema, e o contribuinte vai acompanhar usando o número do protocolo recebido no dia da recepção do processo.

O contribuinte poderá solicitar a reativação da empresa, de forma segura, sem precisar se deslocar até a SEFA. “Será um serviço de acesso restrito, que exige cadastro ou uso de certificação digital, no Portal de serviços da SEFA, oferecendo as opções de protocolar, consultar o andamento do processo e autenticar o protocolo emitido”, informa a coordenadora do Atendimento SEFA, Tânia Braga.

"Ressaltamos que o serviço está disponível somente para os casos em que o motivo da suspensão cadastral é por falta de emissão de documento fiscal, em que o processo é protocolado nas coordenações Regionais ou Especiais da SEFA, e as reativações de inscrição vinculadas a pessoa física. Nos demais casos de suspensão cadastral o interessado deverá realizar seu pedido de reativação através do Cadastro sincronizado/Redesim, normalmente. As orientações estão na Carta de serviços da SEFA, em http://www.sefa.pa.gov.br/index.php/orientacoes/33-manual-de-atendimento

O Portal de serviços da SEFA tem 72 serviços a disposição dos cidadãos, sendo que 30 deles são de livre acesso, enquanto 42 são serviços de acesso restrito, exigindo cadastro prévio ou uso de certificação digital.

Para dúvidas  ligue 0800.725.5533, ou fale pelo chat no site SEFA.

(WWW.sefa.pa.gov.br), mande mensagem instantânea pelo telefone 3323.4329, ou email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Autor(a)

Tem dúvidas sobre IPVA?