Notícias recentes
Home > Notícias recentes

Serviço online envia cópias de documentos fiscais


A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefa) do Pará  oferece  um serviço virtual aos contribuintes : é o download de documentos fiscais eletrônicos emitidos. Está  disponível no Portal da Sefa (WWW.sefa.pa.gov.br),  acessado mediante senha pessoal pelos contribuintes do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS) que aderirem  ao  Domicilio Eletrônico do Contribuinte (DEC).

“Contribuintes que emitiram documentos fiscais como Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e apresentaram DIEF, SINTEGRA e Escrituração Fiscal Digital (EFD) possam fazer download destes documentos e  declarações.  A Sefa vai disponibilizar as cópias, desde que o contribuinte faça a sua adesão ao DEC”, informa o diretor de Fiscalização da Secretaria, Célio Cal Monteiro.

O Domicilio Eletrônico facilita a comunicação entre o Fisco e o contribuinte, permitindo encaminhar mensagens informativas.  “Quando o contribuinte faz a adesão ao Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC),  ganha uma ferramenta que dá celeridade e transparência a administração tributária. A Sefa  comunica atos administrativos, notificações, intimações e avisos pela caixa de mensagens”, explica  Monteiro.

O sistema é acessado no Portal de Serviços da Sefa na internet (www.sefa.pa.gov.br) e exige credenciamento prévio. 

 
Vantagens


O Domicilio Eletrônico do Contribuinte garante transparência nas ações, dá segurança jurídica e diminui custos, permitindo que os contribuintes  obtenham  e encaminhem  informações sobre  processos,  notificações, AINF, decisões administrativas sem se deslocar até a Secretaria.

O DEC passou a funcionar em  julho de 2011, com a criação da caixa de mensagens. O contribuinte pode aderir voluntariamente ao Domicilio Eletrônico, e os  contribuintes detentores de Regime Especial e de benefícios e incentivos fiscais devem  fazer a adesão imediata. 

Atualmente as mensagens enviadas são informações sobre rotinas de Regimes Especiais, como Descredenciamento, Pendências de documentos, suspensão, Informações sobre Antecipado e Outros, e Avisos de natureza geral, como comunicações de expediente, etc.

Na segunda fase o DEC será interligado ao Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), e, futuramente, haverá a alteração da legislação para  regulamentar o envio de Notificação de Ordens de serviço, Autos de Infração (AINF), Diligências e Processo Administrativo Tributário (PAT). As correspondências serão autenticadas com certificação digital. O Portal de Serviços da SEFA na internet possui 75 serviços aos contribuintes.

 

 



Secretaria de Estado da Fazenda, Belém - PA
Copyright © 2010 SEFA. Todos os direitos reservados.
Avenida Visconde de Souza Franco, 110 - CEP 66.053-000
Geral: (91) 3323-4200/ Atendimento: 0800-725-5533